RESERVE SUA ESTADIA
4
Jun, 2020
5
Jun, 2020
Created with Sketch. 1 Created with Sketch.
Adultos
Created with Sketch. 0 Created with Sketch.
Crianças

A nossa região

A nossa região

O puro ar da montanha…

A uma altitude de 500 metros em plena Beira Alta, o Hotel Montemuro – Termas do Carvalhal está emoldurado pelas belas paisagens das serras de Montemuro e da Arada e pelas bacias hidrográficas do rio Vouga e do rio Paiva.

Mergulhado neste fantástico meio natural e a 200 metros do balneário das Termas do Carvalhal, o Hotel Montemuro é uma unidade de referência que proporciona aos seus visitantes, experiências memoráveis e momentos de tranquilidade e prazer, ideais para recuperar energias e descobrir os encantos que esta bonita região tem para lhe oferecer.

A região de Dão-Lafões, distrito de Viseu, tem características únicas para os amantes do turismo, que se refletem no fantástico património natural, no rico legado arquitetónico e histórico, passando pela saborosa gastronomia, que é imagem de marca de toda a região. A beleza e o recursos naturais da montanha ao seu serviço.

Termas do Carvalhal

As Termas do Carvalhal estão dotadas de um moderno balneário, piscina, campo de ténis e parque de merendas. As suas águas são procuradas para doenças de pele, do aparelho digestivo e respiratório, reumáticas e são uma ótima estância de repouso. Com águas francamente mineralizadas, nas Termas podemos encontrar programas e atividades de saúde e bem-estar.

Serra de São Macário

A Serra de São Macário é uma elevação de Portugal Continental, com 1052 m de altitude (no Alto de São Macário), faz parte do vulgarmente designado maciço da Gralheira. Localiza-se a pouco mais de 10 km a norte de São Pedro do Sul e distribuem-se pela sua extensão frondosas matas autóctones e aldeias quase vazias, onde se destaca a aldeia da Pena. A sua beleza e história merece a sua descoberta com um passeio a pé ou de bicicleta. Existem em plena serra duas capelas, a capela de São Macário e Santa Maria Madalena, onde ocorrem algumas das mais concorridas romarias populares..

Gastronomia Regional

A gastronomia regional é um dos atractivos que vai preencher a sua estadia. Da típica oferta gastronómica, além dos enchidos e dos produtos da terra, destacam-se algumas especialidades que lhe vão proporcionar momentos de elevado prazer gustativo:

Cabritinho do Montemuro

Vitela Arouquesa

Arroz de Feijão com Salpicão

Trutas de Escabeche do Rio Paiva

Torresmada à Montemuro

Carolas com Feijão e Cabeça de Porco (Carnaval)

Papas de Sarrabulho

Bolo Podre (Folar da Páscoa)

Pontos de interesse

Deixamos-lhe aqui algumas sugestões de pontos de interesse na região:

Castro Daire

A Vila de Castro Daire encontra-se situada num cume de um monte, o seu topónimo tem origem num antigo castro que se encontrava na parte mais alta deste lugar. Sabe-se que aqui habitaram romanos devido ao aparecimento de documentos epigráficos.

Igreja Matriz de Castro Daire

A construção da atual Igreja Matriz de Castro Daire ter-se-á iniciado no final do séc. XVII, início do século XVIII, vindo substituir uma igreja medieval com a mesma invocação (S. Pedro).

Na atual igreja dominam os estilos artísticos típicos do séc. XVIII, entre os quais o Barroco e o Rococó.

Rede de Miradouros

O concelho de Castro Daire está dotado de incríveis miradouros que permitem aos visitantes observar toda a envolvência desta localidade de diferentes perspetivas, permitindo captar toda a sua beleza natural.

Frequentemente acompanhados por capelas, são visita obrigatória para os admiradores das mais belas paisagens naturais.

Museu Tradicional de Castro Daire

Dentro das tradições da região, destaca-se o artesanato que é imagem de marca da região de Castro Daire. Dentro dos produtos artesanais, os artesãos da região destacam-se nas artes da Cestaria, Olearia e Tecelagem. Esses e outros produtos artesanais estão expostos no Museu Tradicional de Castro Daire.

Parque Botânico de Vila Nova de Paiva

Um dos projetos emblemáticos do concelho de Vila Nova de Paiva e, seguramente, um dos mais importantes entre os desenvolvidos nas últimas décadas. Encontram-se lá reunidas mais de um milhar de espécies botânicas, dispostas por famílias, usos etnobotânicos e industriais, propriedades medicinais e características aromáticas.

Aldeia da Pena

Situada na vizinhança de Castro Daire e São Pedro do Sul, no interior da Serra de São Macário, mergulhada num vale profundo, a aldeia da Pena está diluída num fantástico cenário natural. Considerada uma das mais belas aldeias de xisto portuguesas, com 6 habitantes e 10 casas de habitação, é um lugar de visita obrigatória na região.

Sé de Viseu

Situada em Viseu, a capital de distrito considerada um das melhores cidades para se viver, a Sé Catedral revela-se como um harmonioso conjunto, resultado de sucessivas intervenções de diferentes construtores, que na estrutura da igreja deixaram as marcas do seu tempo.

Atividades e Tradições

Festas e Feiras

Durante todo o ano, poderá encontrar na região vários eventos culturais, festas populares, feiras de comércio e do artesanato, festas religiosas, além das conhecidas romarias que permitem aos visitantes conhecer melhor a história e cultura da região.

Consulte as datas aqui.

Feira Medieval de Mões

A Feira Medieval de Mões é uma Recriação Histórica de Idade Medieval que é organizada anualmente na Vila de Mões. Além de ser uma aula de história ao vivo, vive-se o espírito da época, interagindo com as figuras do passado, que apresentam maneiras e usos próprios da idade média. Consulte o programa anual aqui.

Feira de S. Mateus

Chegado Agosto, Viseu tem um pulsar renovado e diferente. Com mais de 600 anos de história, A feira de São Mateus, reúne tradições, animações, comercio tradicional, espetáculos de musica, danças e cantares, cinema, entre outras atividades contemporâneas e tradicionais. Consulte o programa aqui.

Natureza

Percursos e roteiros Turísticos

A região oferece diversos trilhos para percursos pedestres e roteiros turísticos onde poderá usufruir do ar, das paisagens e do meio natural, ao mesmo tempo que ganha saúde enquanto caminha.

Consulte aqui alguns dos roteiros mais conhecidos aqui.

Caminho de São Tiago: troço Viseu-Castro Daire

No concelho poderá percorrer o troço do caminho de São Tiago que se inicia na ribeira de Cabrum atravessando zonas florestais, agrícolas e rurais destacando-se a riqueza do património cultural e religioso ao longo do caminho, bem como, o património natural e paisagístico.

Percursos de BTT

Visando o elevado interesse dos amantes do BTT na exploração do Caminho Português Interior de Santiago, o Município de Castro Daire fez um levantamento do Troço de Castro Daire (Viseu -> Lamego) em BTT, de forma a averiguar quais as maiores dificuldades e os maiores perigos que este Trilho oferece aos BTTistas.

Kartódromo de Vila Nova de Paiva

Reúna a família e os amigos e desafie-os para uma corrida de Karts. Faça uma pausa para aguçar a adrenalina e junte crianças e adultos neste quilometro de pista descoberta. O Kartódromo disponibiliza-lhe todo o equipamento.

Consulte mais informações no site.

Bioparque de Carvalhais

O Bioparque do Pisão em Carvalhais, conjuga lugares de repouso com espaços de lazer e adrenalina, em magnifica comunhão com uma grande variedade de espécies e plantas, que pode desfrutada através dos seus percursos pedestres, de bicicleta, de moto ou jipe.

Jardins Efémeros

Os jardins Efémeros é um evento emergente que acontece na cidade de Viseu e que durante sete dias e sete noites, decora as principais e mais antigas ruas históricas da cidade e onde se podem descobrir múltiplas manifestações e práticas culturais. Geralmente organizado em Julho.

Consulte o programa aqui.